DICAS DE SAÚDE

5 dicas para manter a saúde em dia em 2022

Em meio à correria do dia a dia, é comum negligenciarmos importantes hábitos que garantem a nossa saúde. São práticas simples, mas eficientes para promover a integridade do corpo e da mente. Para o novo ano, coloque a sua saúde em primeiro lugar. Abaixo, separamos 5 dicas essenciais para um bom funcionamento do organismo. Confira!

1) Alimente-se bem

Uma alimentação balanceada, rica em legumes, frutas e verduras, vai proporcionar o aporte necessário de nutrientes para o corpo, o que vai ajudar em todas as suas funções biológicas. Além disso, uma boa alimentação é o caminho para a manutenção de um peso saudável. É importante lembrar que o excesso de peso aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e problemas ortopédicos, respiratórios, entre muitos outros.

2) Evite o sedentarismo

A prática regular de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol LDL, diminuir a ansiedade e o estresse, regular a produção de insulina, controlar a hipertensão e, claro, aumentar a disposição e energia. Tente praticar exercícios 3 vezes por semana e veja a mudança na sua saúde!

3) Tenha boas noites de sono

Além de relaxante, uma boa noite de sono permite que o corpo e a mente descansem adequadamente, garantindo que suas energias se renovem para o dia seguinte. Durante as diferentes fases do sono, o corpo passa por diversos processos que incluem: restauração de tecidos, aumento da massa muscular, liberação do hormônio do crescimento (GH) e consolidação da memória e do aprendizado. É recomendado que um adulto durma, em média, 8 horas por noite.

4) Reduza o estresse

Além de ocasionar o desgaste físico e mental, o estresse excessivo pode levar ao aparecimento de doenças psicológicas e elevar o risco de complicações cardiovasculares. Entre os principais sinais do estresse estão alterações de humor, mudanças de apetite, ansiedade, problemas de atenção e sensação de desgaste constante. Invista em momentos de lazer, pratique hobbies prazerosos e procure ajuda médica para o controle do estresse.

5) Tenha um acompanhamento médico regular

Etapa fundamental para a manutenção da saúde, o check-up junto ao médico deve ser um costume adotado por todas as pessoas – e não somente em casos de doenças. A frequência do acompanhamento médico pode variar de acordo com a faixa etária e demais fatores de risco. Também devem ser periódicos os exames de rotina, que podem incluir análises laboratoriais e exames de imagem.

Fonte: cepem