PROCEDIMENTOS

Tireoidectomia Total e Parcial

A Tireoidectomia é o procedimento em que se faz a remoção cirúrgica da Glândula Tireoide. Em geral, é realizada sob anestesia geral, em ambiente hospitalar. Pode ser total ou parcial (quando se retira apenas parte da glândula, a depender da indicação).

É a intervenção cirúrgica mais comum executada pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço.

É feita para tratar problemas na tireoide, tais como nódulos, aumento exagerado na glândula, câncer e outros.

Ela pode ser realizada de duas maneiras: parcial ou total. Porém, o tipo de cirurgia dependerá da avaliação e decisão dos médicos, em conjunto com o paciente.

Tireoidectomia Total
A tireoidectomia total consiste na remoção completa da glândula tireoide. Após o procedimento, é necessário que o paciente faça reposição hormonal.

Tireoidectomia Parcial
Na tireoidectomia parcial, é retirado apenas um dos lados da glândula tireoide (remoção de um dos lobos com o istmo da glândula) e a outra parte permanece.

Quando é indicada a tireoidectomia?
A tireoidectomia é feita sob anestesia geral e em ambiente hospitalar. Após o preparo e a anestesia, fazemos uma incisão transversal no pescoço e a abertura dos músculos que protegem a tireoide.

Depois disso, é feita a retirada da tireoide, com cuidados para conter sangramentos, além de preservar outras estruturas nobres como os nervos laríngeos (superiores e inferiores) e as glândulas paratireoides (responsáveis pelo equilíbrio do cálcio no organismo).